Conheça o mercado de imóveis de luxo

Tempo de leitura: 5 minutos

O mercado de imóveis de luxo foi um dos poucos que se destacou positivamente durante a pandemia do novo coronavírus. Especialmente por causa das medidas de distanciamento e isolamento social, as pessoas voltaram ainda mais a atenção a seus lares e ao papel fundamental que esses desempenham em suas vidas.

As moradias de luxo compõem o segmento do mercado imobiliário que mais atrai o olhar de investidores. Nesse sentido, é de suma importância conceituar, de fato, o que são esses empreendimentos de alto padrão, além de entender o que compõe um bom investimento.

Vejamos quais são as particularidades que elevam uma construção ao patamar de luxo, os elementos mais importantes para a valorização desses imóveis e a localização em Belo Horizonte e região que atende a todos esses quesitos, agradando aos compradores mais exigentes.

O mercado de imóveis de luxo

De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o mercado imobiliário de alto padrão teve um saldo muitíssimo satisfatório em 2020 e em 2021.

Esse crescimento se deve ao fato de que o comportamento do consumidor se transformou – e isso aconteceu mediante o novo significado que as pessoas deram a seus lares em razão do confinamento.

Se, antes, o prazer em se viver estava fora das dependências domésticas, há quase dois anos têm sido preciso tornar as residências mais completas e adaptáveis ao “novo normal”.

Além disso, a baixa nos juros serviu como mais um ponto atrativo para a decisão de compra de unidades, seja para morar ou como forma de investimento. A Abrainc reforça, ainda, que o momento é favorável para a aquisição de um imóvel, especialmente para quem preza pela segurança da rentabilidade mensal.

Por outro lado, inserir-se no mercado de imóveis de luxo exige o domínio de alguns conhecimentos. Entenda a seguir.

O que compõe a valorização de uma unidade de alto padrão

Um conjunto de aspectos faz com que uma unidade seja considerada de alto padrão. Dentre os principais quesitos, podemos mencionar a localização, a infraestrutura e o estado de conservação.

Tendo em vista a nova relação que as pessoas vêm estabelecendo com seus lares, podemos mencionar, ainda, opções de lazer e bem-estar, como piscina, SPA, academia, quadras de esportes, espaço para animais de estimação, espaço kids e outros.

Vale ponderar que, uma vez que se trata de imóveis de alta qualidade, a construção é feita com o uso de materiais de excelente qualidade e durabilidade, o que reduz preocupações com reformas e manutenções por um bom tempo.

A segurança desses empreendimentos – promovida por alarmes, sensores, câmeras etc. – é outro fator de valorização. Por fim, móveis, itens de arte e vista privilegiada são componentes extras que podem elevar o custo.

Todos esses elementos contribuem para a valorização de imóveis de alto padrão.

A localização é um dos itens mais importantes!

Não tem como falar do mercado de imóveis de luxo sem mencionar um dos pontos mais importantes e que também recai sobre a valorização do imóvel. A localização privilegiada é um dos aspectos que conferem ao imóvel o título de alto padrão.

É fundamental que a residência esteja localizada em um endereço nobre. Quanto a isso, é importante que esteja em um bairro ou região com excelente estrutura de transporte, saneamento básico, comércio e lazer, como praças, parques e pontos turísticos.

Normalmente, o entorno conta com outras unidades de alto padrão, elevando ainda mais o valor por m².

Caso esteja em dúvidas sobre a qualidade da localização, faça uma espécie de checklist para verificar os seguintes pontos:

  • O local é de fácil acesso, melhor ainda se tiver transporte público;
  • Possui supermercados, padarias, farmácias e demais comércios essenciais no entorno;
  • O abastecimento de água, o sistema de esgoto, a distribuição de energia e a limpeza urbana são serviços que funcionam plenamente no bairro;
  • Possui boas instituições de ensino no entorno.

Investimento em imobiliário de alto padrão

Seja para acomodar a própria família ou para locar, a aquisição de casas e apartamentos de luxo é um excelente investimento a longo prazo. A palavra de ordem é valorização, isso é o que se tem ao comprar um imóvel quando os preços, ainda, estão mais baixos.

Ao investir no mercado imobiliário, observe os juros, sobretudo a taxa Selic, quanto mais baixa ela estiver melhores serão as propostas de financiamentos e empréstimos para adquirir o bem.

É fato, também, que muitas instituições bancárias flexibilizaram as condições de crédito para compra de imóveis. Portanto, é interessante conversar com o seu gerente.

O  mercado de imóveis de luxo em Belo Horizonte, Nova Lima e região

O mercado de imóveis de luxo em Belo Horizonte está focado, principalmente, no bairro Buritis. Em Nova Lima, por outro lado, os locais de destaque são o Vila da Serra, Alphaville Lagoa dos Ingleses e o condomínio Ville Des Lacs.

São esses os locais onde a Vox Imóveis possui unidades de alto padrão disponíveis para aluguel ou compra.

Aliás, o cenário do mercado imobiliário aquecido no país se repete em Belo Horizonte e região. Segundo o jornal O Tempo, as vendas de apartamentos registraram alta de 21,8% no primeiro semestre de 2021.

A soma das vendas realizadas na capital e em Nova Lima é de 2.626, o melhor resultado desde 2016, de acordo com o levantamento. Assim, fica evidente que a ideia de adquirir um imóvel de luxo é uma excelente opção para quem deseja investir.

Acesse o site da Vox Imóveis e confira nossas unidades disponíveis. Conheça as melhores opções de casas e apartamentos no mercado de imóveis de luxo em BH e região, seja para compra ou aluguel.