Tempo de leitura: 6 minutos
Adquirir um imóvel de alto padrão em 2022, assim como foi em 2021, é uma decisão acertada, seja para consumo próprio ou para investimento.
Uma das grandes responsáveis por essa tendência é a taxa Selic que, após quatro anos em queda, pode chegar a 11,50% até o fim deste ano – os dados são do Relatório de Mercado Focus, do Banco Central do Brasil.
Porém, o que são, de fato, imóveis de alto luxo e padrão? Responder a esta pergunta pode parecer simples, mas não é.
Pensando nisso, a Vox Imóveis elencou as principais características que fazem com que essas construções tenham alto valor agregado. Esse artigo também traz informações valiosas sobre investimentos e o mercado de alto luxo em BH, Nova Lima e Região.
O mercado imobiliário de alto luxo
O mercado imobiliário de alto luxo está aquecido e esta tendência não é nova. Apenas no primeiro trimestre de 2021, conforme a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), as vendas desses bens aumentaram 46,1% em relação ao período anterior.
Os especialistas apontam que essa é a primeira vez que o mercado imobiliário teve um bom desempenho em tempos de crise.
Antes, a baixa nos juros e a facilidade de crédito vinham impulsionando as vendas, até que chegou a pandemia do novo Coronavírus que, como todos sabem, fez com que 2020 fosse um período de retração. Mas, o que mudou?
Após o primeiro impacto, o mercado reagiu.
Com a concentração da rotina no espaço privado e a mudança do estilo de trabalho de parte da população, a busca por espaços de alto padrão cresceu espantosamente.
Características de um imóvel de alto padrão
Um espaço que possa congregar qualidade de vida, bem-estar, estilo e diversos outros fatores. Um imóvel de alto padrão é a soma de diversos pontos essenciais.
A busca por ambientes mais espaçosos, com boa infraestrutura e maior até mesmo maior contato com a natureza tem como pano de fundo as restrições do convívio social e as profundas alterações nos modelos de trabalho, consequências da pandemia.
1. Localização
Localização é fator fundamental. Seja num grande centro urbano ou no interior dos estados, a acomodação geográfica pode valorizar ou desvalorizar um bem.
Isso se refere tanto em relação às regiões onde o metro quadrado é mais caro quanto às comodidades do entorno. Shoppings, supermercados, academias, ciclovias, parques, infraestrutura das ruas e avenidas e tantos outros fatores compõem este item.
2. Projeto arquitetônico
As definições do projeto arquitetônico (tamanho, quantidade e arquitetura de cômodos, altura do pé-direito, espessura de paredes, acessibilidade, condições das esquadrias etc) e o acabamento (iluminação, alvenarias, portas, janelas etc) influenciam na funcionalidade, volumetria e conforto do bem.
Assim, edificações de alto luxo contém o que há de mais moderno ou melhor preservado nesses aspectos, a depender da proposta do espaço e tendo em vista a estética e acomodação.
3. Design em imóvel de alto padrão
Esse ponto é complemento do tópico anterior. A escolha do estilo de decoração (que pode incluir obras de arte) ergonomia dos móveis, acabamentos, texturas, revestimentos e tudo o que torna o ambiente agradável.
4. Conforto
Itens de alto padrão, como, sauna, hidromassagem, espaço gourmet e recepção podem tornar os espaços mais confortáveis. O conforto também se estende às facilidades do cotidiano, como academias, playground, elevador privativo etc.
5. Tecnologia
Contemplando as facilidades da automação residencial, que hoje estão em todos os espaços e executam os mais diversos tipos de funções, às centrais de monitoramento e segurança, a tecnologia também é item essencial quando se fala de imóvel de alto padrão atualmente.
No mesmo sentido, está contemplada a qualidade da distribuição de internet, TV e sinal de telefonia na região.
Como e quando investir em imóveis de alto padrão
O mercado de alto padrão está extremamente aquecido e não há momento melhor para investir nesse segmento do que agora. Em relação a como investir, há diversas opções e a escolha dependerá do perfil do investidor.
É possível alugar mediante contratos de longa ou curta duração, de preferência com o intermédio de uma imobiliária ou advogado especializado.
Pode-se, também, adquirir imóveis na planta, lançamentos, usados ou mesmo lotes em condomínios. Cada tipo de aquisição tem a sua vantagem.
Atente-se aos seguintes aspectos antes de comprar um imóvel de alto padrão:
- Liquidez do bem;
- Valor do condomínio;
- Vagas de garagem;
- Topografia da região;
- Reputação da construtora.
Sempre desconfie de valores de apartamentos de luxo muito baixos.
Vantagens do investimento
Investir no mercado de imóveis de luxo é um investimento sem riscos.
Sim, mesmo em períodos de incertezas econômicas essas aquisições não desvalorizam de modo considerável. Temos, assim, um mercado constantemente em alta, com grande valor agregado e que oferece alta rentabilidade e lucratividade.
O mercado em BH/Nova Lima e região
As vendas de imóveis do tipo residencial super luxo, acima de R$ 2 milhões, na capital mineira e em Nova Lima aumentaram 152,4% de janeiro a agosto de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG). Os números incluem lançamentos e usados. É o maior índice na comparação da série histórica.
Compra e venda de imóvel de alto padrão, apesar da recessão econômica, ainda é uma atividade que continua em alta. Com o “novo normal” em que a sociedade se encontra, a prioridade é ter a melhor qualidade de vida possível no ambiente residencial.
Investir em imóveis de alto valor agregado é uma opção vantajosa para quem deseja variar sua carteira de investimentos, sem se preocupar com as flutuações econômicas e incertezas do futuro.
Acesse o site da Vox Imóveis e confiranossas unidades disponíveis. Conheça as melhores opções de casas e apartamentos no mercado de imóveis de luxo em Belo Horizonte, Nova Lima e região, seja para compra ou aluguel.