Como comprar um imóvel de luxo?

Tempo de leitura: 5 minutos

Quem pretende comprar um imóvel de luxo – seja para habitação ou para investir no mercado imobiliário – deve ter em mente que conhecer as características desse tipo de empreendimento é imprescindível para se fazer uma escolha assertiva.

Além de tomar conhecimento sobre os principais atributos dos imóveis de alto padrão, tema que abordaremos neste artigo, também é interessante entender o que se passa nesse segmento de mercado.

Um dado relevante diz respeito à venda de apartamentos de luxo em São Paulo, que teve recorde no ano de 2021. Também houve crescimento de aproximadamente 150% nas vendas desse setor em Belo Horizonte e região metropolitana.

Porém, para adquirir um bem desta magnitude, não basta avaliá-lo superficialmente e se basear numa falsa noção de custo-benefício. É preciso atentar-se a um conjunto de detalhes que fazem daquele imóvel um imóvel de alto padrão, de fato.

Acompanhe este conteúdo e entenda.

Quais as características dos imóveis de luxo?

Antes de comprar um imóvel de luxo para habitação própria ou como forma de variar uma carteira de investimentos, é fundamental compreender o porquê daquele bem ser considerado de alto padrão.

De modo geral, as casas de luxo são localizadas em regiões nobres da cidade. Tomando a Região Metropolitana de Belo Horizonte, por exemplo, essas construções se concentram principalmente em bairros como o Buritis e em Nova Lima.

Trata-se de localizações onde há fácil acesso ao comércio, a centros empresariais e a espaços de lazer, bem como contemplam ruas e avenidas bem conservadas, saneamento básico eficaz, arborização urbana e outros aspectos. No entorno, pode-se observar edificações similares que legitimam o valor do m² na região.

Outros elementos que elevam o padrão do imóvel são:

  • Arquitetura e decoração;
  • Materiais e acabamentos;
  • Segurança e tecnologia de ponta.

Arquitetura, decoração e acabamentos requintados

Não se trata somente de uma questão de estética, que, aliás, é subjetiva. Estamos tratando de funcionalidade. Casas ou apartamentos de luxo devem ser projetados tendo em vista o conforto e o bem-estar dos usuários.

Um bom projeto arquitetônico, desenvolvido por profissionais renomados, confere maior comodidade à moradia. Isso engloba o tamanho da edificação, a distribuição dos cômodos, a altura do pé direito, a disposição de portas e janelas, a acessibilidade para carros e PCDs, entre outros detalhes.

Nesse sentido, os materiais da construção e da decoração devem ser de altíssima qualidade. Geralmente, ao comprar um imóvel de luxo, são encontrados itens em mármore, porcelanato, madeiras nobres, metais e cristal.

A elegância está no cuidado com os acabamentos impecáveis que, além de deixar o ambiente refinado, garantem maior durabilidade ao empreendimento.

Segurança e automação residencial

A segurança é um quesito indispensável para as residências luxuosas e é fundamental que a construção disponha de mecanismos que a garantam, tais como câmeras de vigilância, sistemas de alarme e recursos eletrônicos (com fechaduras digitais, por exemplo).

Os imóveis em condomínio fechado devem contemplar o serviço de portaria 24 horas, que reforça ainda mais a proteção do bem e de seus usuários. A localização do imóvel, por sua vez, reforça essa segurança.

Já os dispositivos de automação residencial promovem grande comodidade na moradia. Nesse caso, os empreendimentos devem contar com sistema integrado, que pode ser personalizado e manejado pelos próprios moradores.

Assim, é possível controlar a iluminação, a irrigação do jardim, o ar-condicionado, os itens de segurança e outros elementos através de um aplicativo e comando de voz.

Demanda reprimida por imóveis de luxo

Não importa se a intenção é comprar um imóvel de luxo para habitação ou se o objetivo é investir, o mais relevante é entender o contexto atual do mercado antes de tomar uma decisão.

A alta demanda por propriedades de alto padrão tem como consequência a valorização desses empreendimentos. Fato é que a oferta é menor que a demanda, por se tratar de um setor diferenciado e exclusivo e, portanto, não haver produção em grande escala.

Tal circunstância eleva o valor do investimento inicial. Por outro lado, a aplicação é vantajosa, tendo em vista que o segmento cresce em um ritmo constante de 20% ao ano, conforme o Sindicato da Habitação (Secovi).

É possível, por exemplo, obter rentabilidade através do aluguel residencial, cujo rendimento fica entre 0,4% e 0,5% do valor total do imóvel por mês.

O mercado em BH/Nova Lima e região

Apesar da recessão econômica que afeta o país, o setor imobiliário continua em alta, seguindo a tendência que se iniciou em 2019. E mesmo com os últimos reajustes da taxa Selic, que está agora em 9,25% ao ano, o mercado de imóveis segue aquecido.

Uma notícia ainda melhor é que o mercado belorizontino e da região metropolitana é favorável, como mencionamos brevemente na introdução deste artigo.

De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), as vendas de unidades de alto padrão em Belo Horizonte e Nova Lima aumentaram 152,4% entre janeiro e agosto de 2021, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O estudo considerou imóveis com valores acima de R$ 2 milhões e concluiu que esse foi o melhor resultado de uma série histórica que teve início em 2016.

O cenário dos empreendimentos imobiliários de alto luxo em BH e Nova Lima permanece em crescimento. E este é o momento ideal para comprar um imóvel de luxo que possibilite bons frutos de rentabilidade, ampliando sua carteira de investimentos.

Acesse o site da Vox Imóveis e confira nossas unidades disponíveis. Conheça as melhores opções de casas e apartamentos no mercado de imóveis de luxo em Belo Horizonte, Nova Lima e região, seja para compra ou aluguel.