Tempo de leitura: 3 minutos
Manter um lar feliz pode parecer uma tarefa fácil e, de fato, na prática, exige bastante trabalho. Mas, acredite, não é impossível. Vamos falar sobre isso? Confira o nosso artigo com algumas dicas que ajudarão você e a sua família.
O que faz um lar feliz?
Equilíbrio, respeito, comunicação positiva e espírito comunitário trabalham juntos para sustentar uma família. Para alcançar essa harmonia, é importante que todos trabalhem juntos.
Do lado de dentro da porta do seu apartamento ou casa, deve haver uma lista de regras. Pode parecer desagradável a princípio, mas, acredite, algumas regras domésticas podem fazer toda a diferença.
Para te inspirar, veja só as dicas a seguir.
As regras do lar harmonioso e feliz? Comece pelas regras da casa
Aqui estão seis dicas de regras de convivência para manter seu lar feliz e harmonioso. Papel e caneta à mão!
- Controle central: para um núcleo familiar coeso é preciso que uma ou duas pessoas tomem a liderança.
- O dinheiro importa: independente de quem leva pra casa o contracheque, todo o dinheiro pertence à família. E não importa quem ganha mais: todas as decisões domésticas são ponderadas igualmente entre as partes.
- Divisão do trabalho: não existe uma regra fixa que funcione em todos os lares, mas em geral, responsabilidades mal divididas tendem a gerar infelicidade. Portanto, os sentimentos negativos em relação a seus papéis devem ser claros.
- Comunicação clara: ter uma boa comunicação não significa apenas dizer como você se sente – existe uma maneira de se expressar adequadamente para um lar feliz. Por exemplo, esperar até que a frustração ou raiva diminua para abordar um assunto ajudará a evitar escaladas de discussões. Concentre-se em como um comentário ou ação fez você se sentir magoado, desvalorizado ou inseguro para encorajar uma solução pacífica.
- Corrente positiva: compartilhar momentos positivos é a ferramenta de comunicação mais poderosa que um casal tem. Tente convidar seu parceiro ou parceira para compartilhar uma experiência alegre a cada dia, grande ou pequena é um bom exemplo.
- Tente novamente: claramente, colocar todas as regras em prática pode ser um desafio. O mais importante é nunca desistir de tentar.
Por que as regras de convivência são importantes?
Regras fazem parte de todas as relações, em sociedade, em um condomínio e, por que, não, em casa? As regras estabelecem limites, previnem desentendimentos e ajudam a administrar situações conflitantes.
Como promover a paz com seus vizinhos?
Viver feliz em harmonia no lar não é o bastante. É preciso que isso se expanda também para fora da porta de casa. E isso é bom para todos.
Ter uma boa relação com seus vizinhos pode ser benéfico para você, quando precisar. Por exemplo, eles podem ajudá-lo quando você estiver em apuros, seja para ficar de olho em sua casa se você estiver fora da cidade, guardar as entregas ou se houver um infeliz caso de emergência.
Por isso, fique atento a alguns pontos quando se trata de relação com seus vizinhos:
- Seja amigável e solícito, isso sempre é importante;
- Tenha uma conversa amigável;
- Responda quando os vizinhos que sorriem ou o cumprimentam;
- Esteja atento à privacidade do seu vizinho, sempre respeite-o;
- Deixe seu vizinho saber que você está lá caso ele precise de ajuda;
- Retribua um vizinho que lhe faz um favor;
- Tente não incomodar os vizinhos se você der uma festa;
- Seja responsável como tutor de animal de estimação.
Com um pouco de esforço você provavelmente terá uma boa relação com seus vizinhos e um lar feliz!
Quer receber mais dicas como essas? Confira os artigos no nosso blog e acompanhe as nossas redes sociais.