Hall de entrada em espaço pequeno

Tempo de leitura: 5 minutos

Um hall de entrada nos dá algumas possibilidades interessantes. Se você tem um grande, ou pequeno espaço, não importa: há sempre muitos usos potenciais dessa área que é, muitas vezes, esquecida nas residências. 

Mas, este local transitório é o lugar perfeito para mostrar seu estilo como anfitrião! O hall de entrada é onde seus hóspedes têm a primeira impressão de sua casa. Então, por que não causar impacto?

Hoje, reunimos nossas dicas para projetar uma entrada com o seu estilo e funcionalidade. Confira!

O que é um hall de entrada e para que serve?

Toda casa merece um hall de entrada fabuloso, mas também funcional. Na verdade, o hall de entrada deve ser um lugar onde você possa parar, respirar e caminhar com uma sensação de segurança, além da parte estética.

Os halls de entrada são espaços de transição do mundo externo para nossos refúgios privados. E eles podem ser muito mais do que apenas um lugar para pendurar o casaco, mas também servir como um lugar para você e seus hóspedes se prepararem para entrar ou sair. 

Como você verá a seguir, a entrada, que também valoriza o seu imóvel, é o local que sinaliza o que está além – em termos de estilo, qualidade de vida e personalidade.

Diferença de hall de entrada, pórtico e alpendre

Quando se trata de apartamentos de alto padrão ou casas de luxo, é útil saber a diferença entre algumas das diferentes opções antes de começar a decorar e adicionar coisas que aumentarão o valor de sua propriedade.

Como deve ser chamado, afinal? Um alpendre? Um pórtico ou um hall de entrada? Se você ficou curioso, veja a seguir!

Hall de entrada

Um hall de entrada é uma área semelhante a um corredor, um espaço pelo qual você passa ao entrar em uma residência.

Este local transitório é o ideal para apresentar imediatamente aquele tema da sua casa com algumas peças de decoração, pequenos móveis, acentos e outros elementos de mobiliário funcionais. Tudo que combina com o seu estilo.

Cor, textura e simetria desempenham um papel na definição de um cenário de como a pessoa percebe o espaço em que está entrando.

Pórtico

A palavra pórtico vem do italiano e significa espaço de varanda. Assim, os pórticos são passagens cobertas, geralmente sustentadas por colunas. E, por falar em Itália, os pórticos lá são bem conhecidos por seu estilo “Toscana”, arejado com um clima de “ar livre”. 

Um pórtico é, basicamente, uma varanda coberta, que fornece uma pequena cobertura enquanto se aguarda para entrar ou destrancar a porta. No Brasil, o pórtico se encontra na arquitetura como no formato de arco, sendo mais alto do que pavimentos abaixo dele.

Alpendre

Um alpendre é um espaço exterior coberto com painéis que convidam ao ar fresco, mas oferecem proteção contra os elementos naturais. Ele é normalmente construído em qualquer entrada anexado à propriedade e a localização é o que o define.

Além disso, o alpendre é suspenso e apoiado por colunas, semelhante a uma varanda maior. Aqui no Brasil ele é muito comum na arquitetura, principalmente de casas de interior ou de fazenda.

Como montar um hall de entrada simples?

Alguns ajustes sutis, mas importantes, com ideias inteligentes de pequenos corredores podem soar como mudanças em um pequeno espaço de hall de entrada.

Com algumas noções de design e arquitetura você pode transformar este espaço tradicionalmente transitório em um local acolhedor e estiloso, não importa o tamanho.

Vamos lá?

Funcionalidade do espaço

Pense no seu hall como uma sala por si só e não apenas como um espaço provisório. Para isso, ele deve ter um propósito, uma função. Como vimos acima, alguns desses propósitos podem ser se preparar para entrar ou sair de casa e deixar à vista objetos e lembretes importantes.

Pense que ali, você pode ter os seguintes itens:

  • Bancos;
  • Espelhos;
  • Cabides;
  • Porta guarda-chuvas;
  • Sapateira
  • E tudo mais que você considera importante.

Seu estilo e decoração do seu lar

Lembre-se de que o hall de entrada é uma extensão do seu lar, então, mantenha o estilo. Ah, e aproveite para ver essas dicas:

Uso das cores

Cores mais claras dão a aparência de mais espaço – ideal para ideias de corredores pequenos ou estreitos – enquanto tons mais escuros trazem a sala, resultando em uma sensação mais aconchegante e íntima que pode ajudá-lo a brincar com as proporções.

Elementos

Tapetes, espelhos, quadros e papel de parede podem dar o tom do seu estilo ao hall de entrada. Considere manter as coisas simples e expor características originais do espaço.

Em entradas contemporâneas, aponte para uma característica central, como uma janela panorâmica sem moldura ou uma iluminação marcante. 

Vale tudo, para fazer o hall de entrada dos sonhos com a sua personalidade, desde que você respeite o objetivo e funcionalidade do espaço!

Gostou das nossas dicas? Se você procura por apartamentos de alto padrão para investir ou para viver, visite o nosso site e conheça as unidades de luxo que só a Vox Imóveis de Luxo pode te oferecer.

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Continue no nosso blog e visite as nossas redes sociais.