Tempo de leitura: 5 minutos
Estamos todos passando muito mais tempo em nossas casas do que antes, o que ainda é o “efeito pandemia”, e isso significa não haver melhor momento para dar aquela melhorada na decoração do seu lar.
Toda a decoração de casa é muito mais do que apenas móveis e molduras para suas fotos favoritas, estamos falando de estilo! Além disso, diferentes cores e combinações podem evocar emoções e criar diferentes estados de espírito. Vamos falar sobre como usar as cores na decoração da sua casa a seu favor?
Pesquise o que cada cor transmite
Para começar, é muito importante conhecer o círculo cromático, composto por três classes de cores:
- Cores primárias: vermelho, azul e amarelo.
- Cores secundárias: verde, laranja e roxo.
- Cores terciárias: amarelo-laranja, vermelho-laranja, vermelho-púrpura, azul-púrpura, azul-esverdeado e amarelo-verde.
Pela escala cromática de cores, as cores secundárias são formadas a partir das primárias e as terciárias a partir das primárias e secundárias. Em outras palavras, é uma maravilhosa mistura.
Veja só quais são os significados de algumas dessas cores:
- Branco: transmite a ideia de paz e pureza.
- Verde: esperança, liberdade, natureza e ecologia.
- Azul: tranquilidade, saúde e segurança.
- Vermelho: paixão, amor e até perigo.
- Laranja: energia e vitalidade.
- Amarelo: luz, calor, alegria e otimismo.
- Roxo: vaidade, magia e espiritualidade.
- Preto: luto e seriedade.
Você pode encontrar ideias de combinação dessas cores em sites, como o Pinterest ou o Coolors, que montam combinações. As cores são poderosas ferramentas de design e podem te ajudar a criar o clima que você deseja na sua casa, conforme a sua personalidade.
Porém, não se prenda as regras! Nossas dicas têm o objetivo de te guiar nas suas escolhas e não limitá-las, combinados!?
Por que ter uma casa colorida faz bem?
As cores estão ao nosso redor e até mesmo em nosso vocabulário. Dizemos que nos sentimos “roxos de fome” quando estamos famintos, não é verdade?
As cores podem influenciar a sua experiência no seu lar. Por isso, escolha bem aquelas para compor seu ambiente.
E vale a pena ter uma casa colorida, mesmo que você não opte por tons extravagantes. O mais importante é escolher aquela que melhor te representa e a sua família e entender se elas farão o seu lar mais feliz.
Dicas para combinar as cores
Escolher uma combinação de cores para sua casa pode parecer uma tarefa difícil. No entanto, o passo mais importante é também o mais simples: pense no que determinadas cores despertam em você se você gostaria de vê-las todos os dias.
Combinar cores não deve ser uma dor de cabeça. Por isso, aqui vão mais algumas dicas conforme o círculo cromático e harmonia das cores:
As principais combinações são:
- A monocromática, que é uma só.
- As análogas, que une três cores vizinhas no círculo.
- As complementares, que nada mais são do que as que estão uma de frente para outra;
- As triádicas, que formam um triângulo.
Como você já pôde supor, basta girar o círculo para formar novas combinações. Então, agora é só chegar naquelas que mais te agradam!
Além disso, há algumas dicas “coringas”:
- Não sabe que cor escolher para pintar as paredes? Você pode optar por uma cor neutra, como bege ou branco, como pano de fundo para os móveis.
- Lembre-se, nem tudo na casa pode ser o centro das atenções. Com essa abordagem, seu mobiliário, por exemplo, pode se tornar o ponto focal e as paredes coadjuvantes.
- Tons opostos, como preto e branco, combinam muito bem. Quando essas cores se juntam, elas se tornam muito mais fortes do que se fossem usadas separadamente.
- Encare os móveis e outros objetos como parte da paleta de cores. Você pode usar detalhes como almofadas e móveis para trazer pontos de cor e textura para o ambiente.
- Iluminação muda tudo. Por isso, sempre avalie como fica a luz refletida na cor que você idealizou para as paredes.
- Escolha suas cores com base na finalidade do ambiente. Por exemplo, você provavelmente prefere a sensação de foco que o cinza claro transmite do que a energia que um laranja neon sugere para o seu escritório.
E sim, as cores que você escolhe para a decoração da sua casa podem revelar muito, pois todo mundo quer criar o lar perfeito. Assim, a maneira como você o decora é uma extensão de suas atitudes e sentimentos — além de valorizar o seu imóvel!
Também existem maneiras pelas quais a personalidade pode ser refletida através dos acessórios em sua casa. Você pode ser uma pessoa mais calma. No entanto, almofadas amarelas em seu sofá ou a toalha de mesa floral em sua cozinha podem refletir sua visão positiva da vida.
Por fim, lembre-se que como você decora sua casa colorida ajuda a influenciar a dinâmica de qualquer relacionamento. Pense em todas as pessoas que moram com você e como o estilo delas também pode se refletir na decoração.
Gostou dessas dicas? Acesse nosso site e aproveite para conhecer nossas unidades disponíveis no condomínio fechado Alphaville em Nova Lima! Confira também nossas redes sociais!